quarta-feira, 11 de junho de 2014

Diagramação de página - SCRIBUS

Cartaz, jornal, livro, banner... tudo é possível!
Versão utilizada no tutorial: para Windows
O nosso segundo encontro de formação nos levou ao mundo da diagramação de páginas. Ver uma página bonita pode ser tão agradável quanto ver uma boa foto. Vale a pena apreciar. Sabemos que ali há criatividade, estética e conhecimento técnico.
A proposta deste 2º encontro é oferecer aos professores do 3º Ciclo de Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte,a possibilidade de conhecer o processo digital de diagramação de páginas. Isso permitirá  que eles e/ou os estudantes possam produzir material impresso, como cartaz, jornal, revista, livro, folheto, banner e também prova ou para casa, com qualidade e de acordo com a necessidade de cada um.

A estratégia utilizada é conhecer melhor o SCRIBUS. Este programa foi o escolhido por ser de ótima qualidade, porque é um software livre e também porque que compõe a suíte de programas GRÁFICOS do nosso sistema operacional Libertas. Ele está em todas as escolas e pode ser baixado legalmente e sem restrições nos computadores pessoais que utilizam o sistema operacional Windows. Conhecendo melhor este programa poderemos produzir publicações das mais variadas formas.


Para conhecê-lo precisamos trabalhar com ele. Então, a proposta é construir uma página de jornal. De acordo com nossa proposta metodológica Aprendizagem baseada em projetos para construir esta página vamos abordar uma temática atual e envolvente a partir de uma questão orientadora: “A copa do mundo no Brasil: ganhamos ou perdemos com este evento?”
A estratégia e a escolha da temática não são aleatórias. Elas encontram suporte no caderno “Textos Introdutórios”, das Proposições Curriculares para a Rede Municipal de Educação de BH, que na página 45 diz:
No 3° ciclo é também possível incorporar práticas que possibilitam relacionar as dimensões formadoras dos adolescentes, tornando os estudos mais significativos para eles, como o trabalho em torno de problemas e questões do nosso tempo. Esse movimento de ampliação metodológica não pressupõe afastamento das referências das disciplinas. Ao contrário, propicia o esclarecimento sobre as fronteiras das áreas de conhecimento, os objetivos, métodos, campos de pesquisa e experimentação próprios de cada disciplina, bem como a introdução ao pensamento científico, juntamente com o aprimoramento da leitura e da escrita.
O trabalho interdisciplinar (como o estudo de temas/problemas, as investigações de temas específicos ou gerais, a pedagogia de projetos) ganha relevância nas escolas como forma de satisfazer entendimentos e curiosidades, possibilitando ao educando um “olhar plural” para compreender o mundo atual e sua existência nele. Esses processos de ensino devem ser planejados pelos docentes em diálogo com os educandos.”

Produzir material impresso nos permite trabalhar a leitura e a escrita de gêneros diversos e nos mais variados suportes. Os jornais das escolas, folhetos, cartazes, banners, os livros do projeto “Jornada Literária”, são exemplos muito claros das possibilidades que a diagramação de página através do SCRIBUS pode proporcionar.




Vamos nos remeter mais uma vez às proposições curriculares, agora da Língua Portuguesa que, na página 23 diz:
Por exemplo: na leitura e na escrita, a grande proposta, para os três ciclos de formação, é que os alunos sejam capazes de compreender textos de gêneros diversos e de produzir textos, também de gêneros diversos, adequados aos objetivos da comunicação, ao leitor pretendido e às condições, ao ambiente e ao suporte em que esses textos vão circular. Essas são as capacidades mais importantes que os alunos precisam desenvolver ao longo do Ensino Fundamental. Elas não serão dominadas num único ano letivo, nem num único ciclo. Pelo contrário, elas irão sendo conquistadas gradativamente, progressivamente, do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamenta


Com tantos argumentos,  mãos à obra!
Versão que está nos computadores das escolas da RME - BH
Pra iniciar nosso raciocínio sobre como funciona o Scribus podemos comparar o trabalho de diagramação de uma página nele ao de se fazer uma colagem. Assim, antes mesmo de inicializar o programa é recomendável que tenhamos todo o material que fará parte da publicação guardado em uma pasta criada especificamente para este fim.
Primeiro passo: criar uma pasta e salvar nela todo o conteúdo da publicação: textos, imagens, desenhos, gráficos, etc.

Segundo passo: ver o vídeo tutorial. Para tela cheia, basta dar dois clicks abaixo ou click no link.


Resultado do vídeo tutorial - SCRIBUS



O Resultado
A página ao lado é o resultado do tutorial feito no vídeo que compõe esta postagem. Neste trabalho nós procuramos mostrar de maneira clara, num passo a passo, como fazer diagramação de uma página de jornal conforme atividade proposta. É uma diagramação básica, onde selecionamos algumas imagens e pequenos textos. Trabalhamos com três camadas e procuramos mostrar o quanto é importante trabalhar com essa lógica. 

Neste ponto da diagramação não fizemos os ajustes finos, possibilitados pelo uso do ponto base e as coordenadas. Esta etapa virá em breve, no próximo vídeo tutorial sobre o alinhamento fino das caixas, tanto de texto quanto de imagem. 

É sempre bom lembrar que, assim como na fotografia, uma dica para se fazer bons trabalhos é ver bons trabalhose inspirar-se neles. Para quem quiser treinar, procure publicações que vocês gostem e tentem compreender como elas foram feitas. Esta  é uma boa forma de se começar.
Espero que vocês gostem e usufruam deste programa. 
Grande abraço a todos, e até breve.
Alberto Cunha!




Nenhum comentário:

Postar um comentário